BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

terça-feira, 6 de março de 2012

DONNA HAY - PAVLOVA

Ingredientes :
(receita da pavlova de Donna Hay para Masterchef Australia)
150ml de claras de ovo (cerca de 4 claras)
220g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
200g de queijo creme à temperatura ambiente
1 colher de sopa de açúcar em pó
morangos q.b.
Modo de Fazer:
Ligue o forno r regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira eletrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno...)
Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com um batedor de arame para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe um circulo com 18cm de diametro. Coloque as claras dentro desse circulo e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro do circulo e direitinhas, como se de um bolo se tratasse.
Coloque a pavlova no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar a pavlova durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-a esfriar completamente lá dentro antes de a retirar.
Bata o queijo-creme com o açúcar em pó e coloque no centro da pavlova arrefecida. Decore depois com morangos e polvilhe com mais um pouco de açúcar em pó para decorar.
(Depois de fria a pavlova pode ser decorada como preferirem. Normamente com creme de leite batido e frutas frescas ou chocolate. Pessoalmente acho que fica otima com queijo-creme em vez do creme!)
Bom Apetite!

segunda-feira, 5 de março de 2012

ACARAJÉ - COMENTÁRIOS

Descascar feijão fradinho é uma tortura. Consegui descascar 300g em três dias... Bom segui a receita mas cadê que a massa do feijão fica ligada... Nada! Na hora de fritar, você faz aquele bolinho bonitinho mas ao fritar ela se espalha e forma uma panqueca muito sem-vergonha. O vatapá ficou gostoso, o pessoal comeu assim mesmo, panqueca espalhada com vatapá. Tava gostoso, isso é verdade. Mas agora pago quanto for pra baiana que vende acarajé, gente é muito trabalhoso. O que será que fiz errado? Se alguém souber, mande uma dica. E as fotos eu perdi, meu cartão de memória do telefone esvaziou sem que eu tivesse qualquer controle sobre o fato... Então sem fotos...
Agora li através do Google que a massa precisa ficar bem fofa, quase uma espuma. Eu não bati tanto tempo assim, vai ver esse é o segredo. Coloquei na batedeira e bati uns 5 minutos e daí fui fritar. Mas ainda assim, muita trabalheira. O resto do feijão eu fiz sopa de feijão, pois não consegui descascar mais nada...

print