BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

terça-feira, 26 de junho de 2012

NOVOS LIVROS















Este livro da Nina foi indicação da Rita Lobo, no programa Cozinha Prática. Aliás o Homem que Comeu de tudo, também foi indicação dela. Os que consigo encontrar eu leio. Como prefiro os livros na lingua original, às vezes demora para achar, mas a Estante Virtual tem muita coisa...
O livro da Nina eu comecei a ler, os outros começo depois, tenho bastante coisa para ler... Maravilha.
By the way, descobri que sou Foodie ou seja: são pessoas que lidam com comida, conversam sobre comida, vão à feira e supermercado com prazer, leem todos os cadernos de comida dos jornais e revistas, assina revistas de comida, assiste aos programas culinários da TV. Viaja para comer alguma coisa especial, vai ao Ceasa com prazer... e não resiste ao lançamento de um novo livro cheio de receitas. Pois é! Esta aí sou euzinha?! Ou seja sou FOODIE...                                  
 Esses outros dois livros são dos
programas dessas duas chefs irlandesas
que tem programa no ChefTV
 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

VENDO LIVRO DA ANNABEL LANGBEIN (TENHO DUPLICADO)

O livro é genial, mas ganhei um de presente e já tinha o outro aqui no Brasil, sem me lembrar, e depois ninguem recusa presente, né? Vendo pelo preço da capa (do meu) que é R$ 80,00. Entre em contato por aqui ou tel 11 3064-7033 ou 15 8121-1642

PELO FACEBOOK - RECEITAS DA MAGGI


São boas as receitas apresentadas pelo site da Maggi pelo Facebook, fáceis, gostosas e também fáceis de copiar. Fui tentar os outros tipo Hellmans e Knorr, eles vêem com um fundo rosa que não se consegue retirar de jeito nenhum! Achei chato e não peguei nada! O da Maggi sim, já comecei a juntar... Parabéns Maggi!

RECEITA DE TEMPERO CASEIRO

Tempero Caseiro - Receita Natural

Tempero Caseiro
Estamos sempre falando do uso de ervas em chás e outros remédios naturais. Hoje falaremos de uma outra forma bastante comum se utilizar as ervas: os temperos. Muitas plantas sãocapazes de tornar os alimentos mais saborosos e aromáticos. Além disso, os temperos caseiros são mais benéficos para a saúdeque os produtos industrializados.
Um dica importante é reduzir a quantidade de sal utilizada na hora de temperar os alimentos. Abuse do alho, cebola, pimenta e outras ervas capazes de destacar o sabor dos pratos. Lembre-se que devemos ingerir no máximo 6g de sal todos os dias – cerca de 6 colheres rasas de café.
A seguir, ensinamos você a preparar um tempero repleto de ervas, ideal para utilizar em carnes, legumes, feijão, massas e outros alimentos. 

Ingredientes:


Preparo

Descasque as cebolas e corte-as em quatro partes. Junte as cebolas, o alho e azeite. Bata no liquidificador até obter uma pasta cremosa. Acrescente os demais ingredientes e bata mais uma vez, até que estejam bem triturados. Despeje em um pote limpo com tampa e guarde na geladeira.

Algumas Dicas

Como você deve ter observado, o tempero não leva sal. Caso seja necessário, inclua um pouquinho de sal na hora do preparo, levando em consideração as recomendações de consumo do produto.
Outra dica importante é lavar bem todas as folhas antes de preparar o tempero. Se não gostar do sabor de algumas delas, substitua por outra da receita, dobrando a quantidade. O ideal é utilizar as folhas frescas, mas se não as tiver em mãos, é possível recorrer às ervas secas.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

RECEITAS E CURIOSIDADES DA COLEÇÃO SONHO ORIENTAL

Cada embalagem da coleção trazia uma curiosidade, eu recortei todas e trouxe para digitar tudo, mas encontrei tudo no site do Sonho Oriental, e as receitas não só tem a descrição quanto um video explicando o passo a passo. Muito legal. Ainda não usei, mas estou prestes. 
Curiosidades
·         A sopa é um prato muito apreciado na culinária oriental. Na China, a sopa de barbatanas de tubarão, que tem fama de afrodisíaca, é a iguaria mais cara do país. Na Coreia, as mulheres costumam consumir sopa de algas após o parto. No Japão, a sopa de missô (pasta à base de soja) é item obrigatório no café da manhã, almoço e jantar de todas as classes sociais nipônicas, inclusive da Família Imperial. Sua fabricação é considerada uma arte milenar e era guardada como tesouro pelos monges budistas e pelos nobres. Só no século 17 a pasta de soja ganhou produção em escala industrial, tornando-se fundamental para a alimentação dos japoneses.
·         Alguns dizem que sua origem remonta à Era Edo (século 18). Outros que foi na cidade de Nagasaki, onde navegadores europeus aportaram no século 16, é que teria originado o tradicional chawan mushi, um prato delicado e saboroso à base de ovos. Alguns acreditam que esse levíssimo creme japonês com recheio diverso seja uma inspiração que surgiu dos famosos quitutes portugueses. Mas aqueles que já provaram afirma: essa iguaria feita de creme de ovos, frango, peixe, verduras ou legumes é uma experiência única.

LIVROS QUE ESTOU LENDO

Estou lendo dois livros sobre cozinha: um é um romance que comprei na NZ de
Katie Fforde, chama-se Thyme Out, um brincadeira com Time out e é sobre uma mulher que planta baby vegetables para entrega em restaurantes. É leve e saboroso de ler.
The Man Who Ate Everything, de Jeffrey Steingarten. Este é um crítico de comida, obsessivo, muito instrutivo e muito saboroso de ler também. Aprende-se um bocado sobre ingredientes, recomendo, tem em portugues e acho que também no Estante Virtual por bom preço.

print