BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PÃO BRANCO SEM AMASSAR

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres de chá de sal
1/4 colher de chá de fermento  seco para pão
350 ml de água da torneira
Misture tudo até formar uma bola grudenta.
Cubra o recipiente com um plastico ( eu uso uma touca de banho que se ajusta bem ao recipiente). Deixar crescer de 8 a 24 horas. Durante esse tempo a massa terá desenvolvido seu glúten. 
Enfarinhe uma superfície com bastante farinha e coloque a massa. Com as maõs enfarinhadas alise a massa para que abra um pouco. Usando um pão duro traga uma parte para o meio da massa, depois o lado em frente a esse que dobrou, depois o da esquerda e o da direita, terá feito uma espécie de envelope. Coloque-a numa panela untada com óleo e deixe por 2 horas crescendo mais um a vez, com a parte das dobras para baixo.
Depois de uma hora, coloque a grelha do forno na parte de baixo do forno, coloque sua panela de ferro, com tampa,  dentro do forno e pre aqueça a 280 graus. Trinta minutos depois  retire a panela do forno, coloque a massa com a parte que estava embaixo para cima, ou seja as dobras feitas ficam para cima na panela de ferro. Coloque a tampa e leve ao forno. A parte das dobras fará as vezes dos cortes que normalmente se faz no pão italiano. Asse por 30 minutos.
Retire a tampa e leve para assar até ficar na cor que quiser. Isso leva de 3 a 30 minutos, de acordo com seu gosto. Coloque numa grelha para esfriar. Este procedimento está no video do YouTube: Ultimate Introduction to No-Knead Bread (4 ingredients... No yeast Proofing... No Mixer)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BOLO DE CARNE COM IOGURTE E AVEIA - SEM FARINHA DA PAIXÃO PELO SABOR BLOG

Bolo de Carne com Iogurte e Aveia

500g de carne moída
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 copo de iogurte natural desnatado
1 ovo
1 colher(sobremesa)de molho inglês
1 colher(sobremesa)de mostarda
1 xícara(chá)de aveia
azeitonas picadas
sal à gosto.

Misture tudo.Coloque em fôrma de furo untada com azeite e polvilhada com farinha de rosca.
Leve para assar por 40 minutos.

OBS:Eu coloquei metade da massa,fatias de queijo grana padano e o resto da massa.Nivelei bem com uma colher,coloquei um fio de azeite por cima e levei ao forno.
http://paixaopelosabor.blogspot.com.br/2013/12/bolo-de-carne-com-iogurte-e-aveia.html?showComment=1409327167063#c296893125027949720

PÃO DE MINUTO DA AMIGA DE OUTRO BLOG - IMAGINO QUE FIQUE BOM NA CUPCAKE MAKER I

Pão de Minuto com Queijo

Receita da Anita,da Comunidade Culinária Receitas.


01 xícara de maizena peneirada
01 xícara de farinha de trigo peneirada
01 colher de sopa de fermento em pó
01 colher de sopa de açúcar
01 colher de chá de sal
01 ovo
02 colheres de sopa rasa de manteiga
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de queijo ralado para polvilhar
01 gema para pincelar

Misture todos os ingredientes, com as pontas dos dedos, até a massa ligar (não deve ser sovada). Modele os pãezinhos e coloque em assadeira untada e enfarinhada.

Pincele a gema, polvilhe o queijo ralado e asse em forno pré-aquecido (200°C), por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam dourados.

Rendimento: 20 unidades.
http://paixaopelosabor.blogspot.com.br/

domingo, 24 de agosto de 2014

AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM NÃO É VIRGEM COISA ALGUMA

Fiquei chocada, mas também não sei porque, aqui tudo é de mentira, parece mas não é: os azeites de oliva extra virgens foram testados e muitos deles não são nada do que alegam. Eu compro meu azeite no DIA%, eles não testaram esse azeite, mas como os produtos do DIA% em geral são muito bons, vou continuar comprando.


Aqui está a integra

De interesse público: em teste recente feito pela Proteste, apenas 8 marcas foram legitimamente consideradas honestas com o consumidor,7 foram reprovadas e 4 não podem nem chegar a ser consideradas azeite. A marca de azeite extravirgem que você costuma comprar pagando mais caro está te enganando.
Esta pesquisa recente de fraude contra o consumidor revelou que grande parte dos azeites mais comuns no dia a dia dos brasileiros que são vendidas como extravirgens, são, na verdade, apenas virgens.
Para ser considerado extravirgem, o azeite tem que conter no máximo 0,8% de acidez enquanto que o limite do virgem é de 2%. Passando desta porcentagem de acidez, é azeite comum ou nem isso.
Este é o quarto teste feito pela Proteste com pior resultado e maior fraude contra o consumidor. A Associação, que tem como objetivo atuar na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, verificou se havia adulteração nos produtos.
Com uma análise sensorial feita em laboratório reconhecido pelo Conselho Oleico Internacional (COI), os azeites foram avaliados quanto ao aroma, à textura e ao sabor. Segundo a legislação, nos azeites extravirgens não podem ser encontrados defeitos na análise sensorial nem a adição de outros óleos.
Nos quatro azeites que foram detectados fraudes, havia mistura de óleos refinados com adição de outros óleos e gorduras. São eles: Figueira da Foz, Tradição, Quinta d´Aldeia e Vila Real.
Nos outros 15 azeites extravirgens testados, uma surpresa quando revelados os que são realmente extravirgens e os que são apenas virgens. As sete marcas que estão nos enganando pelo rótulo e tem qualidade inferior às exigidas são: Carbonell, Galo, Borges, La Espanhola, Serrata, Beirão e Pramesa.
E para lembrar aquele lance de “não julgar o livro pela capa”, as 8 marcas realmente sinceras com o consumidor são: Carrefour, Qualitá, La Violetera, Vila Flor, Andorinha, Cardeal, Cocinero e Olivas do Sul.
Visto que a grande atratividade dos azeites extravirgens são suas propriedades antioxidantes e benéficas à saúde, estas fraudes são um abuso, falta de respeito e deveriam ser consideradas crimes.
Faça sua parte e espalhe a notícia. Quanto mais gente souber o quanto estas marcas de renome estão nos enganando, estaremos menos vulneráveis a pagarmos de “trouxa”. Principalmente tratando-se de saúde.



GANHEI A MÁQUINA DE FAZER MINI CUPCAKES I DA BRITANIA


Ganhei a maquina mas estou de dieta, então não testei ainda. Só percebi que não tenho as forminhas adequadas, as minhas são para os cupcakes tradicionais e esta é a mini. Parece bem interessante e andei lendo a respeito, o pessoal está entusiasmado... Eis uma foto dela:

Já arrumei umas receitas para testar, logo mais posto o que descobrir sobre essa pequena maravilha. 




Adorei, obrigada mãe!!! 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA

Bolo de chocolate sem farinha

Bolo de chocolate sem farinha
Tenho certeza de que tudo que você queria ouvir é que é possível emagrecer as sobremesas, para perder peso sem passar vontade. Então vai adorar esta receita de bolo de chocolate sem farinha, para quem quer eliminar o glúten e quilos a mais.
Ela está em todo lugar e fugir não é fácil. Do pão francês ao bolo de chuva, a onipresente farinha branca é pobre em nutrientes e possui alto índice glicêmico. Por isso, tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue. Além disso, o processo de refino do trigo em farinha branca reduz 80% da quantidade de fibras do alimento.
Sem falar no glúten. Nosso organismo não consegue quebrar esta molécula. Assim, ele pode chegar à corrente sanguínea, causando inflamações e agravando a obesidade – que, sabe-se hoje, tem origem inflamatória.
Ou seja, sempre que for possível, é melhor reduzir esta categoria da alimentação. Alternativas existem, como no bolo de maçã sem farinha que já compartilhei. E como neste bolo de chocolate que, tenho certeza, vai fazer tanto sucesso quanto. Também chamada de torta, esta receita fica uma delícia – e ninguém vai sentir falta de nenhum ingrediente.

Ingredientes

3 colheres (sopa) de cacau em pó
½ xícara (chá) de cream cheese light
2 xícaras (chá) de ricotta magra
1 ovo
2 claras
3 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer

Bata todos os ingredients até virar um creme.
Despeje em uma forma redonda de aro removível e leve ao forno, pré-aquecido a 150º C, por 45 minutos.
Espere esfriar, desenforme e leve para gelar.
Sirva com frutas vermelhas, como blueberry.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PIZZA DE CEBOLA CARAMELIZADA, ANCHOVAS E AZEITONAS


Estava vendo o programa de Street Food do Ishai Golan e ele visitou uma mulher que faz a seguinte pizza:


Ingredientes
1 massa de pizza
1 kg de cebolas em rodelas
aliche
azeitonas pretas
tomilho
azeite de oliva

Cortar as cebolas em rodelas e levar para dourar numa panela com azeite de oliva
Enquanto isso abrir a massa. 
Colocar as cebolas, enfeitar num padrão tipo jogo de damas com aliche. Nos miolos colocar uma azeitona preta ou verde.
Salpicar com tomilho e azeite de oliva
Levar ao forno
Ao retirar ela cortou com tesoura e pelo jeito estava delicioso!
Já comprei as cebolas, neste final de semana vou fazer...

domingo, 4 de maio de 2014

CHIA

Sementes de Chia
A chia (Salvia hispanica L.) é uma pequena semente de forma oval (2 mm de comprimento) e é um super-alimento antiquíssimo de cor acastanhada clara e oriunda da Colômbia e México, onde a sua composição especial e as suas propriedades benéficas para a condição física foram detectadas já há centenas de anos. Durante séculos as sementes nutritivas da chia formaram o alimento base dos Índios indígenas do sudoeste da América.
Chia é a palavra Maia para designar força.
As sementes eram utilizadas por estas culturas como alimento de mega-energia. Os mexicanos costumam dizer que uma colher das sementes é o suficiente para sustentar uma pessoa por 24 horas. E isto tudo porque elas possuem cinco vezes mais cálcio que o leite, duas vezes mais potássio que as bananas, três vezes mais anti-oxidantes que as famosas uvas-do-monte, três vezes mais ferro que o espinafre. São uma fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais de que precisamos. São também mais ricas em fibras do que a aveia e contêm mais ômega 3 que a linhaça.

            Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica é momentaneamente redescoberta pelos nutricionistas e está ganhando rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Atualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

               A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém factores anti-nutricionais, factores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem tratamento de calor preliminar. Factores anti-nutricionais são os glicósidos cianogênicos ou linarina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de atuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça de tal modo que os pássaros a ingerem com mais apetite.

             A chia contém não menos do que 23 % de ácidos gordos poli insaturados, dos quais 18 % sob forma de ácido linoleico. Com isso é a semente com o mais alto teor de ácidos gordos ômega-3 no mundo vegetal. Os ácidos gordos omega-3 são ácidos gordos absolutamente indispensáveis para o Homem e para os animais; entre outros aumentam a resistência contra doenças e têm propriedades anti inflamatórias. Além disso o óleo da chia é rico em antioxidantes naturais (e.o. ácido clorogênico e ácido cafeico). Assim, o óleo da chia tem uma forte atividade antioxidante e impede a oxidação das gorduras (= ranço). Isto explica a razão pela qual os ácidos gordos omega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ômega-3.

         A chia pertence, exatamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em muco polis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água.
           Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogênicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.

           A chia é também uma boa fonte de proteínas de alta qualidade com um excelente padrão de aminoácidos. Também é rica em minerais contendo mais cálcio que o leite e 2 vezes mais potássio que a banana, 3 vezes mais ferro do que o espinafre, 15 vezes mais magnésio do que os brócolis e 3 vezes mais antioxidantes que as famosas uvas do monte.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

SUGESTÕES PARA O USO DAS ERVAS

ALECRIM - carnes e aves
ANETO OU DILL - Peixes, molhos, maionese de batata e queijos brancos
Aneto ou dill
CAMOMILA - as flores frescas ou secas são usadas para chá
CEBOLINHA - omeletes, saladas, queijos brancos ou cremosos
CEBOLINHA FRANCESA - sopa fria de batata (vichyssoise)
CEREFÓLIO - omeletes, saladas, sopas de batata, consomés
Cerefólio
COENTRO - peixes em geral e pratos da cozinha baiana
ERVA CIDREIRA - as folhas são usadas para chá
ESTRAGÃO - saladas, carnes brancas, molhos para peixe, queijos brancos e manteigas
FUNCHO DE CORAÇÃO - o bulbo pode ser comido cozido, como legume ou cru, em saladas
FUNCHO COMUM OU ERVA DOCE - as hastes são usadas para peixes grelhados e para sopa de peixe
HORTELÃ - molho para peixe, carne de carneiro, refrescos e coquetéis
LOURO - molhos, vinha d'alhos para carnes em geral e na preparação de presuntos e salsichas
MANJERICÃO -  saladas e massas em geral
MANJERONA - sopa de tomates, massas, carne de porco e carneiro
ORÉGANO - massas, patês, salada de batata
SALSA CRESPA - pode-se fazer frita para acompanhar carnes e peixes ou servir fresca, como enfeite
SÁLVIA - carne de porco e carneiro, massas e molhos de tomate
SEGURELHA - assados de porco, carneiro e coelho, sopa de feijão
TOMILHO - carnes e legumes em geral
Segurelha

terça-feira, 22 de abril de 2014

ERVAS FRESCAS SOBRANDO?

Muitas vezes não utilizamos todo aquele ramo de ervas fresquinhas que compramos para determinadas receitas.
Uma dica para que elas não escureçam, não percam o sabor e nem o aroma é congelá-las em azeite.

Confira o passo a passo da receita e experimente:
1. Escolha as ervas frescas, de preferência do mercado ou do seu próprio jardim.
2. Se quiser, você pode picá-las bem, ou deixá-las em ramos e folhas maiores. Na foto, as ervas foram finamente picadas.
3. Coloque em bandejas de cubos de gelo (cerca de 2/3 cheio de ervas).
4. Você pode misturar as ervas (sálvia, tomilho, alecrim).
5. Coloque azeite extra-virgem de oliva ou manteiga derretida sem sal sobre as ervas.
6. Cubra com filme plástico e leve ao congelador.
7. Remova os cubos congelados e armazene-os em recipientes ou sacos pequenos de congelamento.
8. Não esqueça de etiquetar cada embalagem ou o saco com o tipo de erva (e óleo) dentro.
9. Pode usar em assados, batatas cozidas, e muito mais.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

BACALHAU À MINHA MODA

Comprei bacalhau em lascas salgadas para fazer uma salada bem gostosa. Coloquei pra dessalgar e hoje resolvi mudar a receita, Eis o que fiz



Ingredientes
1 pimentão amarelo em rodelas
1 lata de tomate pelado
1 embalagem de azeitonas pretas sem caroço
600 gramas de mandioquinha já limpa
600 gramas de bacalhau em lascas ja dessalgado
1 cebola grande em rodelas
alho frito, azeite, molho de alho Hikari

Modo de fazer:
Cozinhei as mandioquinhas, escorri e amassei
Coloquei numa assadeira de vidro untada com azeite de oliva
Por cima coloquei as lascas de bacalhau, as cebolas, as rodelas de pimentão, os tomates que esmigalhei com os dedos.
Coloquei azeite de oliva, um pouco de alhos fritos, molho de alho e levei ao forno.
Servi com arroz integral, cozido com tempero de azeite, sal e alho.
Estava divino!
Até meu filho que não gosta de pimentão, disse que não estava com gosto forte, embora tenha tirado os ditos cujos do prato dele.

terça-feira, 15 de abril de 2014

COSTELINHA DE PORCO DEFUMADA: DURA E SALGADA

Essa é uma boa história: Comprei uns 400 gr de costelinha defumada do Hans. Me pareceu bem apetitosa! Coloquei na panela de pressão e cozinhei uns 10 minutos, pois não queria que a carne desmanchasse, já que carne de porco é macia por natureza. Quando parou a pressão, olhei: tava igual a antes de cozinhar. Tentei pegar um pedaço, tava duro pra xuxu e super salgado. Joguei a água e coloquei com água fria mais uma vez para cozinhar. Depois tentei novamente e continuava salgado e duro. Pensei: deve ser por que cozinhei demais! Cortei um osso fora, duro demais e ainda super salgado. Cozinhei de novo, fogo bem baixo até secar a água. Continuava duro. MAis água e cozinhei de novo. Nossa, continuava duro e salgado. Então juntei lentilhas e cozinhei, tentei tirar os ossos, mas as fibras da carne ainda estavam todas juntas e duras. Bom, resolvi experimentar: ruim, duro e salgado, minhas lentilhas salgadérrimas... Este não é um produto que comprarei de novo! Alguém pode me dar uma dica?
Procurei na net agora, mandam cozinhar e jogar a água duas vezes.... isso eu fiz! Algo errado com a minha técnica? Aceito tentar de novo com alguma dica bem boa!
Vi aqui que se levar ao fogo jogando tres punhados de sal grosso e tirando antes que ferva, depois enxaguando em agua corrente também dessalga! Será?
No dia em que pretendia fazer essa costela tinha convidado minha mãe para comer chucrute, batatas cozidas e a costelinha. Mas estava tão ocupada que peguei o salsichão HANS branco e cozinhei rapidinho e ficou delicioso com mostarda granulosa. Ainda bem, coitada da minha mãe, teria que esperar dois dias e ainda assim tava salgado demais!

sexta-feira, 28 de março de 2014

PÃO DE QUEIJO NA SANDUICHEIRA

Bata no liquidificador 1 xic de leite, 1 xic de óleo de cozinha, três ovos, depois acrescente 2 xic de polvilho doce e 1/2 pacote de queijo ralado e sal a gosto. Bata até ficar homogêneo. Unte a sanduicheira com óleo com a ajuda de papel de cozinha, depois despeje a massa na sanduicheira preenchendo os desenhos do sanduíche. Coloque um pouco de queijo sobre a massa e feche a sanduicheira. Deixe assando por aproximadamente 5 minutos. Quando corar está pronto! A máquina de  também serve para essa receita. 

Do facebook

FILÉ DE FRANGO AO FORNO - RECEITA DO JORNAL FOLHA DE PIEDADE

Ingredientes:                                                                            
1/2 kg de filé de frango                                                                                                                          
1 pacote de sopa de cebola                                                                    
1 vidro de leite de coco
200ml de creme de leite
1/2 pote de creme de ricota (Tirolez)
queijo mussarela ralado

Modo de fazer:
1) bater os ingredientes no liquidificador, sendo apenas a metade do pacote de sopa
2) despeje numa forma que vá ao forno
3) adicione os filés,
4) adicione o restante do pacote de sopa, por cima.
5) espalhe por cima o queijo mussarela
6) leve ao forno e asse até gratinar, uns 40 minutos

sábado, 1 de março de 2014

BASE PARA PIZZA MUITO FÁCIL

Mais uma receita muito fácil do site das Perfectly Imperfect Mums
Ingredientes:
1 xic de farinha de boa qualidade
1 cchá fermento
1 xic de iogurte integral

Modo de fazer:
Junte e sove até obter uma massa macia que não grude, talvez precise juntar um pouco de farinha para dar esse ponto.
Abra e coloque na forma de pizza untada, coloque seu recheio e pronto. Ou pode assa-las antes para que não fique mole e em seguida rechear e voltar ao forno para só desmanchar o queijo.
https://www.facebook.com/pages/Perfectly-Imperfect-Mums/566880476726164

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PANQUECAS SEM FARINHA

Ingredientes:
1 banana madura
2 ovos
Modo de fazer:
Amasse a banana e misture com os ovos.
Frite da forma tradicional...
Fica ótimo
https://www.facebook.com/pages/Perfectly-Imperfect-Mums/566880476726164

ALMONDEGAS NO FORNO

Ingredientes:
500 gr de carne moida
1 cebola ralada
1/3 xic de farinha de rosca
 1 cchá de ervas secas
1/2 xic de queijo parmesão ralado
1 cchá de molho ingles
1 ovo
1 cchá de alho em pó (ou um dente espremido)
sal e pimenta a gosto
Pode usar uma cenoura ralada, ou uma abobrinha ralada, se quiser.

Modo de preparar:
Pre-aqueça o forno a 200 C
Junte todos os ingredientes e amasse bem com as mãos. 
Faça as almondegas, coloque num tabuleiro e leve ao forno.
Em cerca de 20 minutos estarão prontos, dependendo do tamanho das almondegas.
Muito bom com pure de batatas e molho ou com espaguete ao molho de tomate ou até como hamburguers.
www.facebook.com/pages/Perfectly-Imperfect-Mums/566880476726164

FRANGO COM QUEIJO E TOMATES SECOS

Ingredientes:
500 gr de peito de frango
100 g de tomates secos em oleo
250 g de creme  Philadelphia 

Modo de preparo:
Corte o frango em tirinhas e frite numa frigideira até que fique cozido e dourado. 
Despeje o creme e junte os tomates.

Misture bem. Sirva com macarrão, fica uma delícia.


CURRY DE FRANGO À MODA TAILANDESA


1 vidro de leite de coco
2 csopa de pó para curry
4 dentes de alho 
2 csopa de açúcar mascavo
2 csopa de molho de peixe tailandes (ou japones)
4 csopa de coentro fresco
1 peito de frango, cortado em pedaços de 2cm

Modo de preparo:
Coloque o leite de coco, curry, alho, açucar, molho de peixe e o coentro num liquidificador e bata até ficar bem batido.
Coloque os pedaços de frango num recipiente, coloque a marinada do liquidificador e misture bem.
Leve ao refrigerador de vespera ou pelo menos durante 8 horas.
LEve tudo à uma panela já quente e deixe aquecer, sem deixar ferver.
Sirva com vegetais grelhados ou cozidos no vapor.
Sugestão: colocar em espetinhos e assar na churrasqueira.

O MELHOR SORVETE DE TODOS OS TEMPOS

Ingredientes:

600 ml de creme de leite fresco
1csopa de essencia de baunilha
1 lata de leite condensado
Modo de fazer:
Bata o creme na batedeira até que comece a engrossar.
Junte a baunilha e bata até que fique um chantilli bem fofo.
Gradualmente junte o leite condensado e continue batendo até tornar-se um belo creme. 
Leve ao freezer até que endureça.
Voce pode adicionar qualquer sabor ... café, manga, macadâmia, morango, qualquer coisa de que goste!

UM DOCE SEM AÇÚCAR, SEM FARINHA, SEM LATICÍNIOS E SEM OVOS

Quando você gosta muito de doces e deseja ficar na restrição de açúcar, aqui tem uma receita de um doce muito bacana. 

Ingredientes
3 bananas amassadas
1/3 xicara de geleia de maça verde
2 xicaras de aveia integral
1/4 xícara de leite de amêndoas
1/2 xicara de uva passa
1 cchá de baunilha
1 cchá de canela 

Preparo
Misturar tudo, fazer montinhos numa forma untada e levar ao forno a 180 C durante 15 a 20 minutos.

ARROZ DE CHINA POBRE


ARROZ DE CHINA POBRE

* do livro Gastronomia Separatista de Aninha Comas e J. A. Pinheiro Machado (comprei via Estante Virtual, ainda tem 2 lá)

INGREDIENTES: 
200g arroz 
400g linguiça 
1/2 xícara de cebola picada
1 dente de alho 
3 xícaras de água

PREPARO: 
Aquecer uma panela de ferro com banha de porco ou óleo e fritar a cebola, o alho, e a linguiça cortada em pedaços pequenos. Quando dourar acrescentar o arroz. Fritar mais um pouco, cobrir com água (quente), pôr um pouco de sal e cozinhar com a tampa fechada até reduzir a água e o arroz ficar pronto.

Anotações
I. Nesta receita, todo o cuidado é pouco com o sal, pois a linguiça já é salgada. 
II. Este prato se inclui entre os mais tradicionais e populares da culinária do Rio Grande do Sul. 

*** O Arroz de China Pobre também é chamado de Arroz de Puta ou, simplesmente, Arroz com Linguiça.

PÃO AUSTRALIANO

Esse pão foi feito no meu supermercado Pereira, mas não teve a recepção que esperavam, então saiu do cardápio da panificadora do supermercado. Que pena, pois é gostoso. Aqui vai:
Ingredientes:
375g Farinha de trigo
125g Farinha integral fina
75g Açúcar mascavo
10g Cacau pó
40g Manteiga
50g Mel
15g Leite em pó
10g Sal
50g Ovos
30g Fermento fresco
200ml Água aprox.
Modo de Fazer:
Misturar o fermento com um pouco de água e farinha e fazer uma esponja deixando descansar por 15min, após sovar a massa e descansar por 25min coberta por um plástico.
Bater novamente, fazer os modelos e cobrir com farinha de milho fina e deixar crescer até dobrar de volume;
Fazer cortes transversais na superfície do pão e levar ao forno a 180°C por 20min aprox.
http://www.revistasaboresdosul.com.br/receita/explore/pao-australiano

PÃO ITALIANO

Ingredientes
1kg de farinha*
600 ml de água
400 g de fermento natural levain (ou 5g de fermento seco ou 15g de fermento fresco)
20 g de sal
10 g de melhorador de farinha​
* Prefira farinhas de boa qualidade, tipo especial ou premium. Farinhas com 12% ou mais de proteína dispensam melhoradores

Modo de preparo
Em um recipiente, adicione o melhorador à farinha e, à essa mistura, um fio de água. 
Em seguida, acrescente o fermento natural levain (ou o seco, ou o seco, substituo ao natural). 

Dica: para o levain não grudar na mão, molhe-a e puxe o fermento de uma vez, colocando-o na mistura. Comece então a incorporar os ingredientes com uma das mãos. Em seguida, adicione o resto da água, aos poucos, e continue incorporando a massa dentro do recipiente. 
Uma vez bem agregada e mais homogênea, disponha a massa sobre uma superfície limpa, mas sem farinha, e só então acrescente o sal à massa. 
Para sovar a massa, comece segurando uma das extremidades e esticando-a, como se estivese rasgando-a com a palma das mãos sobre a bancada, vigorosamente. 
Repita por alguns minutos para que fique elástica e homogênea. 

Dica:para saber se a massa está no ponto, faça o teste: corte um pedaço e abra-o, com as pontas dos dedos. Se um buraco se formar, a massa ainda deve ser trabalhada 

Quando a massa estiver elástica, corte em pedaços de 500g, cubra-os com um plástico comum, limpo, (não o plástico filme) e deixe descansar sobre forma untada e enfarinhada, por 20 minutos . 
A massa deve descansar no formato em que assará: se for preparar filões, segure uma das extremidades, e "bata" a massa com força na bancada, e enrole a partir da ponta 

Segredinho: disponha uma bandeja no chão do forno, sobre o buraco por onde a chama é acesa, com cerca de 300 ml de água no momento em que inserir a bandeja com os pães . A água evapora, deixa o interior do forno úmido e resulta em pães dourados e crocantes por fora. Assim que dourar, retire a bandeja com cuidado, deixe os pães esfriarem um pouco, uma vez que saem muito quentes do forno. Os pães duram por até cinco dias ainda frescos.

TORTA DE FRANGO DIFERENTE



Ingredientes:
2 xícaras (chá) de batata cozida e espremida
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de maionese

Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras (chá) de frango defumado desfiado
1 xícara (chá) de maçã verde em cubos
1/2 xícara (chá) de abacaxi em calda picado
1 lata de milho verde escorrido
2 pacotes de pão de forma branco sem casca
Fatias de abacaxi, uvas-passas pretas sem sementes e alface a gosto para decorar
Preparo:
Em uma tigela, misture a batata cozida e amassada com o creme de leite e a maionese. Tempere com sal e a pimenta e reserve metade para cobrir a torta. No restante do creme, misture o frango, a maçã, o abacaxi e o milho até incorporar. Monte a torta sobre uma bandeja, intercalando camadas de pão e de creme de frango, terminando em pão. Espalhe o creme reservado com uma espátula sobre o pão. Decore com fatias de abacaxi, uvas-passas e a alface.
Leve a geladeira e depois de gelado sirva

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

OMELETE DE ASPARGOS DO CURTIS STONE

Tenho comprado aspargos frescos, importados do Peru, quase todas as semanas no meu supermercado em Piedade, o Pereira. São de ótima qualidade e tenho me deliciado, comendo aspargos com alguma carne ou peixe como refeição de dieta e tenho curtido muito. Essa omelete é muito boa e vale tentar fazê-la em casa.
Ingredientes
15 aspargos finos, dos quais se corta a parte mais grossa e dura.
1/2 cchá de azeite de oliva
12 ovos grandes
1/2 cchá de sal
1/2 cchá de pimenta preta moida
1 csopa de manteiga sem sal
60gr de queijo gouda ou fontina ralado em ralo grosso 
Modo de fazer
Corte os aspargos em fatias na diagonal, guarde as pontinhas e coloque num recipiente com o azeite e remexa para cobrir os pedaços de aspargo
Misture os ovos, sal, pimenta 
Numa frigideira grande leve a manteiga para esquentar e coloque os aspargos, salteando durante um minuto, então junte os ovos e vá levantando as bordas para permitir que o ovo vá cozinhando. No final coloque as pontas dos aspargos e o queijo e deixe firmar bem sob um grill ou tampe a frigideira se não tiver grill. Sirva cortado em pontas como pizza.

print