BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

terça-feira, 23 de abril de 2013

ALHO SILVESTRE (ou nativo) OU CEBOLINHA DE PERDIZ

Tenho uma horta de temperos e ervas bem diante da porta da cozinha, no sítio, em Ibiúna. Fica na altura dos meus cotovelos, então posso arrancar as ervas daninhas facilmente. Curiosamente nascem umas folhinhas que lembram as de alho, um dia desses eu experimentei e pensei, ué, parece cebolinha?!?!? Em geral eu cavoco com uma pazinha até encontrar o bulbinho e então o retiro e jogo fora, acredita?? Agora vou é guardar e usar! E a florzinha é linda e comestível. 
Recebo as atualizações do blog da Neide Rigo http://come-se.blogspot.com.br/ e recebi justamente um artigo a respeito dessa cebolinha que eu não sabia como se chama:


Certamente você já se deparou com uma ervinha dessa por aí. Se não, vai passar a percebê-la. Poucos a conhecem, mas é um dos inúmeros condimatos que brotam Brasil afora sem ser semeados. Condimento mato.
Os bulbos desta planta de nome Nothoscordum gracile tem o cheiro bom do alho. E não só os bulbos, mas também as folhas, que lembram nirá - afinal são todos da mesma família das Alliaceas. Respondem também pelos nomes de lágrima-de-virgem, cebolinha-cheirosa, alho de cheiro, alho nativo (segundo Valdely Kinupp em seu estudo de plantas alimentícias não convencionais).

Nativa da América do Sul, é considerada praga nos jardins, gramados, pastos e pomares. O sabor é muito suave, mas característico o suficiente para ser apreciado como tempero. Dizem que os tropeiros usavam a planta para dar sabor às comidas feitas durante as viagens. E as sementes que também podem ser usadas como condimento lembram as de cebolinha.

No todo, quando imersas num mar de matos verdes, as mini flores mal aparecem, não chamam a atenção. Mas de perto são tão lindas. Ligeiramente perfumadas, são comestíveis, tem miolo verde e pétalas brancas com riscos lilazes.


Veja as fotos e tente descobrir a planta perto de você nas frestas de terra que nos restam no asfalto. Sim, elas nascem às vezes rompendo o cimento e neste caso você só poderá colher as folhas já que os bulbinhos são frágeis e se rompem facilmente da folhagem quando esta é puxada. O ideal é usar sempre uma ferramenta para cavoucar e tirar o bulbo inteiro.


Na cozinha, bulbos e folhas podem ser usadas no lugar do alho. Ou como legumes. As folhas podem substituir o nirá. São macias e cremosas depois de cozidas. Nesta semana, soquei um dentinho com uns pedaços de folhas e sal e refoguei no azeite com pimenta para temperar um arroz integral já cozido. Juntei também folhas de dente-de-leão e nhac!

Um comentário:

  1. Vc acredita que eu uso essas florzinha nos brincos de folhas de jacaranda e faço um buquefinho pinto e fica lindo e nunca notei que era alho affffff que nega desligada kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

print