BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O QUE HÁ NAS ERVAS E TEMPEROS?

As ervas e temperos possuem ingredientes que, com o uso diário, são incorporados ao nosso corpo, trazendo benefícios para o nosso funcionamento regular. Esses ingredientes, entre outros, são: sais minerais, óleos voláteis, e elementos amargosos, glicosídeos, saponinas, etc.

Sais Minerais - as ervas possuem diversos sais minerais, entre os quais o potássio e o cálcio. O potássio aumenta a função urinária e o cálcio é importante para a reconstrução dos ossos, o bom funcionamento dos nervos e aumenta a resistência contra infecções. Silício consegue reforçar os tecidos, tais como os alvéolos do pulmão. Também ajuda a sanar problemas de gengivas, boca e pele, de modo geral. Ácidos orgânicos tais como o acido acético e oxálico podem ser encontrados também em ervas e tem um efeito laxante.  


Glicosídeos - São elementos dos quais a molécula é formada de um ou mais açúcares e mais outro elemento. Alguns glicosídeos podem diminuir uma situação de febre tal como a flor do sabugueiro assim como a função refinadora da camomila em relação à infecção. Mas essas ervas não devem ser aquecidas ou cozidas pois os glicosídeos se perdem.




Saponinas - São glicosídeos que espumam na água e por isso são utilizados como limpadores. Poucos são absorvidos na trato digestivo. Funcionam como detergentes nos rins e soltam catarros.

Elementos amargosos - São os alcaloides e outros elementos que têm em comum o fato de terem sabor amargo. Eles estimulam a saliva e os sucos gástricos. Também beneficiam a corrente sanguínea. Também ajudam a digestão, o funcionamento do fígado e do baço e das glândulas em geral. Também ajudam contra câimbras e cólicas.






Óleos Voláteis - O sabor das ervas se deve aos óleos voláteis e tem uma importante função na produção de saliva, bile e sucos gástricos. Melhoram a circulação sanguínea na pele, ajudam a eliminação de líquidos e por isso tem influencia sobre os rins. Aumentam a transpiração e a produção de células vermelhas do sangue. Também ajudam a eliminar bactérias, tendo ação desinfetante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

print