BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

POR QUE SE USAM ERVAS E TEMPEROS?

Meu filho escreveu um trabalho na época da faculdade que se chama: "CHEFS, OS XAMÃS DA MODERNIDADE". A tese do artigo é que o chef, com suas técnicas e sabedoria no uso dos ingredientes frescos e as ervas e temperos, é o responsável pela boa saúde física e mental dos seus clientes. Assim como um xamã recebe seus clientes e os trata usando sua sabedoria, também usa suas ervas para "ressuscitar" os sentidos dos seus clientes, devolvendo-lhes a saúde e a alegria.
Por isso a responsabilidade de um chef é grande; se ele está mal humorado isso passa para sua comida e seu cliente recebe essa carga energética negativa. Um chef deve meditar antes de começar a trabalhar, para estar zen, bem consigo mesmo, pronto para passar uma carga de energia positiva. As plantas e frutas em geral, assim como os temperos e ervas tem uma carga de energia que passa para os alimentos. Existem combinações que harmonizam e outras que não. Por isso é importante experimentar para ver como os temperos e ervas se comportam com os ingredientes que você planeja utilizar.
Nossas avós já conheciam muitos usos das ervas e temperos. Sempre tinham um cantinho com ervas e temperos por perto da cozinha, para ter o elemento de frescor e aroma diretamente da terra para o prato a fazer.
Pesquisando aqui e ali, no material que vim colecionando ao longo do tempo, encontrei material que gostaria de compartilhar a respeito das ervas e temperos. Vou tentar postar uma erva e uma receita em que os ingredientes se harmonizam com ela, de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

print