BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

FONDUE DE CARNE


O fondue de carne, também conhecido como fondue Bourguignonne, é provavelmente o mais fácil de ser preparado. E com a vantagem de que cada pessoa determina o ponto de sua carne. 


Ingredientes:

Fondue:

-250g (por pessoa) de filé mignon ou contrafilé bem aparado, cortado em cubos de cerca de 3cm.
-Óleo vegetal 

Receita básica de maionese de liqüidificador:

-1 ovo ou 2 gemas
-1 colher (chá) de mostarda de Dijon
-1/2 colher (chá) de sal
-1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão
-1 xícara de óleo vegetal

Receita de maionese básica light:

-1 colher (sopa) de amido de milho
-1 xícara de água fria
-2 colheres (sopa) de azeite de oliva
-2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
-2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
-1 colher (chá) de mostarda amarela
-1/2 colher (chá) de molho de pimenta (opcional)

Modo de Preparo:

Ofereça uma variedade de molhos para acompanhamento, cada um com sua própria colher.Assim, as pessoas podem derramar o molho escolhido direto no seu prato. Retire a carne da geladeira 30 minutos antes de servir.Coloque-a numa tigela e cubra até a hora de servir. Arrume a mesa com o aparelho, preencha-o com alcóol como indicado no manual. Coloque um prato para cada convidado e talheres. Embora algumas pessoas costumem se servir diretamente com o garfo utilizado para a fritura da carne, aconselhamos que haja outro garfo ao lado do prato, não só por motivos de higiene, mas também para evitar acidentes. O garfo sai extremamente quente da panela e se levado à boca, pode queimar. Assim, após a fritura da carne, esta será colocada no prato com o auxílio do garfo individual e mergulhada no molho escolhido para então ser consumida. 
O óleo deve ser aquecido primeiramente na chama do fogão para atingir a temperatura necessária. Na França existe um óleo especial para fondue, aromatizado com ervas. O que não impede que se faça em casa o mesmo processo, colocando no óleo alguns ramos de ervas aromáticas, como tomilho, alecrim, etc, e não esquecendo de retirá-las na hora de aquecimento do óleo. Isto minimiza o cheiro de fritura que se espalha pelo ambiente. Outro cuidado é utilizar gordura vegetal hidrogenada ao invés de óleo vegetal. A gordura tem um ponto de fusão mais alto que o óleo, contribuindo para o retardamento do ponto de saturação. O óleo deve estar suficientemente aquecido para que os pedaços de carne colocados nele, fritem com alguma rapidez. Não se aconselha que a mesma panela de fondue seja utilizada para mais que 6 pessoas, pois o acúmulo de pedaços pode fazer com que a temperatura do óleo caia. A carne estará no ponto quando começar a dourar. 

Molhos frios:

Os restaurantes geralmente servem molhos frios à base de maionese. Utilizando a receita básica de maionese faz-se inúmeras diversificações.

Receita básica de maionese de liqüidificador:

No copo do liqüidificador, misture o ovo ou gemas, mostarda, sal, vinagre ou suco de limão e 2 colheres (sopa) de óleo. Bata por 30 segundos. Com o motor em movimento, pingue lentamente o óleo restante até utilizá-lo todo e o creme engrossar. Prove e ajuste os temperos. Rende 1 xícara.

Receita de maionese básica light:

Coloque o amido numa panela, dilua-o com a água fria, e leve ao fogo médio. Cozinhe, mexendo, até ferver. Deixe ferver por 1 a 2 minutos ou até que fique claro. Retire do fogo e coloque numa tigela. Bata com o azeite, vinagre, iogurte, mostarda e molho de pimenta. Guarde tampado hermeticamente na geladeira por até 2 semanas.
Se gostar, pode acrescentar uma colher (sopa) de ketchup diet. Rende 1 xícara. 

Molhos mornos:

1- Molho Béarnaise clássico, bem temperado, pode ser adicionado de purê de pimentões grelhados, de purê de anchovas, etc.

2- Molho Holandês adicionado de mostarda diluída com um pouco de caldo, suavizado com um pouco de creme de leite espesso.

Molhos quentes:

1- Cebolas bem picadas, refogadas na manteiga e salpicadas de curry (ou páprica). Colocar uma colherada de farinha e mexer por 2 a 3 minutos, umedecer com 1/2 copo de vinho 

Receita enviada por Licinia C.R. Campos receitas do SIC

Um comentário:

  1. Quando publiquei essa receita ainda não sabia dos malefícios da gordura vegetal hidrogenada. Hoje utilizo uma mistura de óleo de coco, manteiga sem sal e azeite de oliva. Neste caso talvez não colocasse o azeite de oliva para não ter o gosto bastante predominante dessa gordura...

    ResponderExcluir

print