BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PIMENTAS DEFUMADAS

O que não pode faltar na minha cozinha? Com certeza a resposta é pimenta. Desde as civilizações pré-colombianas que o cultivo da pimenta já predominava entre os indígenas, que a utilizavam principalmente para conservar carnes de caça. A mesma substância que provoca o ardor do fruto, a capsaicina, possui propriedades que previnem a arterioesclerose, agindo também diretamente no humor. Pessoas que degustam pimenta são mais bem humoradas! No Brasil há uma imensa variedade desses frutos, com destaque para as popularmente conhecidas como malagueta, dedo de moça, bode, comari, entre outras.


Ingredientes
-3 kg de pimenta dedo de moça
-serragem de eucalipto o quanto baste
- 4 torrões de carvão
-350g de ervas secas( manjericão, hortelã)

Modo de preparo
Sempre utilizo a churrasqueira no processo de defumar. Dependendo do tamanho da churrasqueira é que se decide a quantidade de serragem necessária. Ponha uma garrafa vazia de vinho no centro da churrasqueira e preencha em torno dela com a serragem. Aperte bem firme,  retire a garrafa e  disponha os torrões de carvão no centro desse furo. Em seguida coloque fogo e espalhe as folhas secas de manjericão e hortelã sobre a serragem. Coloque as pimentas numa grelha, fechando em seguida a boca da churrasqueira. Mantenha-as mais ou menos 6hs nessa estufa. Depois desse tempo, soque os frutos no pilão. A defumação potencializa o ardor da pimenta, portanto use com parcimônia e, bom apetite!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

print