BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

terça-feira, 2 de agosto de 2011

OVOS MOULLET ( MAS EM FRANCES É MOLLET)

Ingrediente (para 2 pratos):
4 ovos (é bom assar 3 para garantir, pois o ovo facilmente racha. É melhor para não ter que repetir o processo novamente, 1 dos ovos será usado batido para empanar)
farelo de pão 
1 1/2 xícara de shimeji
1 colher de sobremesa de caldo de carne
1/4 xícara de água
1/2 dente de alho picado
Folhas de tomilho fresco
1 colher de chá de manteiga de trufas
Pimenta do reino a gosto e flor de sal (usei a defumada)

Modo de fazer:

Para os cogumelos
Colocar numa frigideira o caldo com a água, o alho e o tomilho. Juntar os cogumelos, sal e a pimenta. Quando estiver quase pronto colocar a manteiga de trufas apenas para derreter (não deixar mais do que isso para não perder o aroma).

Para o ovo
Os ovos precisam estar em temperatura ambiente, não podem estar gelados para não causar choque térmico. Colocar a água para ferver e quando estiver em ebulição colocar os ovos por exatos 4 minutos e meio (nem a mais nem a menos pois a gema precisa estar mole por dentro). Assim que tirar da água colocar em um recipiente com água gelada e gelo para parar o cozimento pois a gema precisa ficar mole. 
A parte mais difícil do processo é descascar o ovo sem quebrar o recheio, já que o interior ainda está bem mole. É preciso quebrar ele como um todo, com várias batidinhas e descascar aos poucos, com paciência para não quebrar. 
Ovo quando se parte está molinho

Depois de descascado, passar na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos e por ultimo no farelo de pão. Passar novamente no ovo e no farelo para fazer uma camada mais grossa e fritar em óleo quente (precisa haver óleo suficiente para cobrir o ovo por completo. Colocar e tirar do óleo com uma concha para que o ovo não quebre. Servir por cima dos cogumelos e colocar flor de sal por cima (usei flor de sal defumada que deu um sabor super especial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

print