Esta semente verde é o cardamomo |
Em cafés e saladas produz agradável efeito aromático. Nos alimentos, usado em carnes, pudins, pães e biscoitos. . Essencial na cozinha indiana, é usado no tempero de arroz, sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes. Ótimo no café árabe e para aromatizar licores. Especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante, o cardamomo vem de uma planta de 1,50 metro de altura originária de Malabar, no sudoeste da Índia. Ele chegou à Europa por meio das rotas de exploração do Oriente e era cultivado nos mosteiros durante a Idade Média. Suas sementes eram usadas na fabricação de uma massa doce que os monges mascavam como chiclete. Os frutos do cardamomo contêm cápsulas alongadas ou redondas que protegem cerca de 20 sementes. É uma das especiarias mais caras, depois do açafrão e da baunilha, e amplamente utilizada nas cozinhas indiana, árabe e chinesa. Os melhores frutos são os provenientes da Índia e da Guatemala.
Nome Científico: Elettaria cardamomumUtilizando
O cardamomo é encontrado seco, em cápsulas, com as sementes soltas ou já moídas. É utilizado no preparo de arroz, omeletes, almôndegas, massas, bolos, pastelaria, cremes, licores, vinho e café. Na cozinha árabe é tradicionalmente consumido com o café e, na África, com o chá. Na Escandinávia e na Alemanha é usado para condimentar vinhos, pudins, frutas cozidas, como a pêra e a maçã, e alguns embutidos. Na Índia faz parte de algumas misturas de especiarias, como o curry (caril) e o garam massala
Obs.: comprei no Pão de Açucar, da marca Cia das Ervas por 14 reais total de 16gramas.
Tirei as sementinhas de dentro das cascas e amassei no almofariz, misturei às outras sementes e guardei tudo no próprio tubo onde veio o cardamomo.
Usa-se muito pouco, pois o sabor é forte.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardamomo-verdadeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardamomo
Nenhum comentário:
Postar um comentário