BLOG DESTINADO A DIVULGAR RECEITAS E CURIOSIDADES DA COZINHA E DO LAR, PRINCIPALMENTE, MAS NÃO APENAS, RECEITAS DA COZINHA HOLANDESA

terça-feira, 2 de agosto de 2011

TEMPEH - ALIMENTO À BASE DE SOJA FERMENTADA

Receita básica para ser utilizada em qualquer receita de proteína animal.
 Descongelar um Tempeh-Totale e cortá-lo em cubos de 1cm x 2cm.
Apesar de ser bom evitar frituras, existe arte e tradição ao fritar alimentos, como no Japão com a tempura e também na Indonésia:
fritar os cubinhos de tempeh  ainda frio, no óleo de Girassol ou Milho,BEM QUENTE, colocando aos poucos de 7 a 10 cada vez , evitando que o óleo esfrie e possa encharcar o tempeh. O choque de temperatura evita que o óleo o penetre. Basta dourar tres minutos, pois já está cozido no vapor. Retirá-los, escorrendo todo o óleo e mergulhar no seguinte molho:
2 colheres (sobremesa) de shoyu  diluído em 6 colheres (sob.) de água com outra de limão (adstringente)e chá de alho e/ou sumo do gengibre cru; acrescentar manjericão e curry a gosto. Deixar nesse molho pelo menos cinco minutos para agregar sabor. Sempre o acrescente ao final da receita que escolher, pois se o ferver junto com água ou os cremes, começa a perder os temperos, ficando similar ao cogumelo: tenro e de sabor natural suave.
OPCIONAL SEM FRITURA  - Deixar o tempeh Totale marinando uma hora para acentuar bem o sabor dos temperos, antes de servir na salada, sem ir ao fogo. Sugestão: acrescentar brotos de girassol, rabanete, brotos de alfafa ou moyashi, castanhas ou nozes, folhas verdes, salsão.
Sempre o acrescente ao final da receita que escolher, pois se o ferver junto com água ou os cremes, começa a perder os temperos, ficando similar ao cogumelo: tenro e de sabor natural suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

print