Para fazer o caldo de carne claro, é preciso fazê-lo claro. Para tanto remova gordura dos ossos ou carne que estiver usando. Mantenha o fogo baixo, retire a espuma constantemente. Ao invés de peneirar apenas, passe por um pano fino, sem pressionar nada, pois então ele saírá bem clarinho.
Para remover a gordura basta deixar em repouso e retirar com uma colher pois a gordura se junta na superfície. Também pode colocar uma folha de papel de cozinha na superfície, pois a gordura grudará no papel.
Eu gosto de colocar o caldo na geladeira, a gordura fica sólida e é facil retirar com escumadeira.
Para guardar, colocar em potes de vidro ou plastico que tenham tampa hermética. Assim poderá ser guardado no freezer. Também se pode fazer cubinhos, colocando o caldo no recipiente de fazer gelo. Depois é só retirar, juntar num saco de plastico e manter no freezer, podendo retirar quantos cubos forem necessários.
A gordura que for retirada não precisa ser jogada fora. Serve para cozinhar, fritar ovo, carnes, até pode usar como base para fazer sabonetes. Na Internet tem diversas receitas, tais como essa que vou fazer pois tenho os ingredientes, principalmente as cinzas já que nesse frio as cinzas se acumulam na lareira:
ResponderExcluirSabão de cinzas
Você vai precisar de:
– 5 kg de sebo
– 2,5 kg de cinzas
– 5 litros de água
– 1/2 kg de soda cáustica
Passo a passo
Derreta o sebo em fogo baixo até ficar todo uniforme. Depois ferva a água com as cinzas durante 4 horas, espere que elas abaixem e então use somente a água para juntar ao sebo. Mexa bem isso tudo. E por último, bem devagar e com paciência, junte a soda e já fora do fogo e mexa até que dissolva bem. A cinza possui um alto poder branqueador e é maravilhoso para clarear panos de prato e até mesmo toalhas de banho. Deixe-as de molho depois de ensaboá-las com o sabão em um balde numa “trouxinha” de cinzas e lave normal no dia seguinte. A Pat Feldman também indica sabões e sabonetes aqui:
http://pat.feldman.com.br/reciclar-reutilizar-reduzir/