Para quem acompanhou os programas do Jamie Oliver e da Nigella já viu esse tal de Bok Choy (acelga chinesa, em japonês é chingensai), é uma das variedades de Brassica rapa. Nativa da China, indo para a Coréia e Japão.
Durante o fim de semana aconteceu uma pequena conversa de qual seria o nome dessa planta aqui no Brasil, ao menos para mim e algumas outras, ela é chamada de acelga chinesa (Brassica rapa subsp. chinensis ). A confusão acontece que para nós (para mim, pelo menos), acelga comum é a Brassica rapa subsp. pekinensis (Napa cabbage ou chinese cabbage), enquanto para quem vive no exterior é a Beta vulgaris var. cicla (Chard, White Beet).
Ou seja, são de gêneros diferentes e os nomes não casariam bem. Mas lembrando que no país a gente chama uma lima azeda de limão, então, nada é impossível. Bom, isso é o que consegui concluir… se alguém souber outra explicação, diga! Pois botânica não é bem lá meu forte, heheheh
Acredito que seja relativamente comum em São Paulo (ou estou errado?). Aqui na minha região só consegui achar na feira do produtor, e quando vi… já sabe, não? Tive que trazer! Queria experimentar.
É mais suave que a acelga comum, bem mais. O gosto lembra, mas numa intensidade menor. Além de uma crocância mais tenra. Porém, acredito que possa variar de acordo com a idade da planta. As compradas são menores o que pode indicar uma planta jovem. Comparadas com as da Fabrícia (Sopa Vermelha), as minhas eram bem pequenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário